TRÊS PLANETAS LENTOS
SOBRE O SOL

Carlos Hollanda


Ir para
índice dos
artigos
anteriores


Vem aí a ESCOLA CONSTELAR-RIO: astrologia com a cara da cidade

Fique atento à nossa agenda ou então assine nosso boletim informativo clicando na imagem abaixo:


 

 

EM CÂNCER, VIRGEM E PEIXES

Na onda das previsões para 2004, desde novembro de 2003 até hoje, 16 de janeiro, quase pus fogo no teclado de tanto escrever coisas que vão para clientes e textos que serão usados em futuros cursos. Este texto e um outro que também foi feito hoje para a revista Constelar sobre os trânsitos combinados de Júpiter em quadratura com Plutão, Urano em Peixes e Saturno em Câncer, ocorrendo atualmente, são duas formas de observar manifestações análogas na vida cotidiana. Abaixo correlacionei, a partir do texto base de alguns cursos de Astroletiva que irão ao ar em março e abril de 2004, algumas breves descrições sobre os trânsitos de Júpiter, Saturno e Urano sobre pontos enfáticos do mapa. É um resumo dos textos que escrevi (são bastante detalhados e possuem exemplos práticos), mencionando apenas certos efeitos comuns à conjunção desses planetas com o Sol de nascimento. Assim, se você é de Câncer, Virgem ou Peixes, isto é, se tem seu Sol nesses signos, talvez encontre algumas indicações interessantes para os próximos meses.

PARA CADA UM
O ASPECTO OCORRE
NUMA ÉPOCA DIFERENTE

Para quem tem o Sol em Peixes, no entanto, algumas descrições irão demorar um pouco, já que o movimento de Urano é bastante lento. Ele adentrou no signo há pouquíssimo tempo e só que tem o Sol bem no início é que já deve estar se sentindo como que “eletrificado”. Para quem não está habituado ao jargão astrológico, quando me refiro a “ter o Sol no início de Peixes” quero dizer ter nascido em algo em torno de 20 a 24 de fevereiro. É bem no início mesmo. Já quem nasceu nos dias finais, perto de 20 de março, sentirá com mais contundência a descrição à medida em que nos aproximarmos de 2010-2011, quando o planeta, enfim, entrar em Áries.

Para quem é canceriano, desde junho de 2003 vem se aproximando (ou já aconteceu, de lá para cá) a época da conjunção de Saturno em trânsito com seu Sol de nascimento. Do mesmo modo, com um tempo menor de espera, é claro (Saturno leva entre 2 a 2 anos e meio transitando num signo - desta vez levará dois anos e um mês), quem nasceu no final de Câncer só terá a conjunção em meados de 2005.

Para quem é de Virgem, Júpiter vem transitando pelo signo desde agosto de 2003, saindo dele em setembro de 2004. Muitos virginianos já vivenciaram a passagem de Júpiter pelo Sol, outros logo logo o farão. Alguns podem até estar antecipando, de algum modo, as manifestações e experiências características desse trânsito.

ATENÇÃO:
Interpretacões Generalizadas

Apenas reitero que o texto que se segue é resumido generalizado. Que não se pense que as interpretações amplas desses textos têm a pretensão de serem formas otimizadas de identificação das tendências dos próximos períodos para cada pessoa. Isso, vale lembrar, só é possível num trabalho de síntese numa consulta pessoal. Esclarecido este ponto, vamos, pois, aos textos:

  • Júpiter em trânsito em conjunção com o Sol de nascimento em Virgem

Auto-estima renovada, potencial para melhoria na vida social. O indivíduo desenvolve, durante a fase, um grau maior de otimismo ou fé na vida. Seu vigor físico aumenta e soma-se à necessidade de participar de eventos ou situações que envolvam pessoas como celebridades, clérigos, advogados, estrangeiros. Pode coincidir com um período de viagens ou de contato com culturas de localidades distantes.

Há um certo incremento na sinceridade, isto é, tende-se a ser mais direto no que se diz e apesar de ganhar em autoconfiança, pode-se perder em tato. Pode-se procurar ganhar espaço dentro de casa, no ambiente de trabalho ou na vizinhança (isso também é comum quando o fator que recebe o aspecto é a Lua).

Aqui é difícil suportar a idéia de ser preterido em alguma coisa.

É possível um contato maior com um elemento infantil ou infanto-juvenil durante a fase.

  • Saturno em trânsito em conjunção com o Sol de nascimento em Câncer

Se, por um lado, reduz-se a criatividade, por outro amplia-se a capacidade de dar corpo aos objetivos com uma abordagem metódica e com um planejamento passo a passo. Tende-se à depressão ou a uma espécie de inibição de expressões mais autênticas e espontâneas.

Algumas pessoas apresentam uma reação aguda ao aspecto, podendo o mesmo coincidir com temores, falta de disposição para enfrentar desafios ou se expor a riscos calculados e até baixa vitalidade, com propensão a resfriados fortes. Desânimo e pessimismo podem caracterizar a fase, mas também pode-se desenvolver um grande senso de responsabilidade, provocado por uma noção mais realista e pragmática da vida e das pessoas.

Pode haver necessidade de encarregar-se de tarefas noturnas, penosas, solitárias e que requeiram bastante tempo e concentração para sua realização.

  • Urano em trânsito em conjunção com o Sol de nascimento em Peixes

Desde grandes excentricidades até uma forte dose de originalidade e criatividade caracterizam este trânsito. Há uma certa atração pela descontinuidade, isto é, pela não linearidade comportamental e dos planejamentos. Na verdade não é exatamente o aspecto de diferenciação que atua aqui, mas a necessidade de sair vigorosamente de condicionamentos impostos pela sociedade ou pelos hábitos que cultivamos ao longo da vida. É, por excelência, o aspecto do desobediente, da recusa à submissão, do processo de percepção da igualdade entre os seres humanos e da intolerância quanto a atitudes autoritárias.

Embora Urano seja um planeta ligado à idéia de inclusão na coletividade, este aspecto acentua incrivelmente o individualismo e a necessidade de impor aos outros a própria liberdade, isto é, não seguindo as normas somente porque alguém tido como importante disse que teria de ser assim.

A fase é de busca de excitação, mas para alguns os ideais e as teorias de melhoria das condições acabam não saindo do papel ou não passam de campanhas inócuas, sem aplicação prática.

Muitas pessoas, no entanto, acabam experimentando este trânsito como uma oportunidade para conhecer melhor a si mesmas através de generalizações científicas comuns às ciências humanas. De certo modo a busca por descondicionamento acaba levando mesmo um radical materialista a tentar compreender métodos psicanalíticos. Outros interessar-se-ão com maior freqüência por novas tecnologias, especialmente as ligadas ao vôo e a maquinário que poupe o esforço humano. Grande parte dos indivíduos encontra na astrologia uma resposta a vários de seus questionamentos, talvez aí iniciando um caminho de conhecimento sintético entre o racional e o emocional ao longo dos anos seguintes a esse aspecto.