Conexão Zigurat - Março de 2003
Conheça os cursos da Escola Astroletiva - Inscrições para os cursos do mês no site oficial
   
Comentário inicial:
Um "pingue-pongue" com Constelar

Março, mês cujo nome é uma homenagem romana ao deus da guerra, Marte, assistiu o início do conflito no Iraque mesmo após todas as pressões em contrário. Entre outras coisas igualmente terríveis, é triste o fato de que todo aquele tesouro arqueológico da humanidade, um deles retratado na foto que abre esta seção, corre sério risco de danos ou de destruição. O evento gerou, em Conexão Zigurat uma grande concentração de análises sobre o assunto, com direito a artigos maiores sobre o mapa do início da guerra. Esses artigos foram divididos com a revista Constelar, parceira de Astro-Síntese, em função de sua linha editorial. No entanto, os comentários que seguem a linha tradicional de Astro-Síntese são igualmente importantes para o completo entendimento dos pareceres. Assim, Astro-Síntese e Constelar em abril fazem uma espécie de pingue-pongue editorial, ora remetendo o leitor aos artigos com análises mais complexas, ora trazendo-o para cá para verificar outros pormenores dos trânsitos e ciclos em Astrologia Mundial. Aproveito o ensejo para convidar a todos os leitores para o 1o. Encontro Astrologia pela Cidadania, a ser realizado no dia 10 de abril de 2003, no Rio de Janeiro com entrada franca. Ele será o primeiro de uma série de eventos sobre astrologia, inclusão social e debates sobre soluções alternativas para os problemas atuais em sociedade. Saiba todos os detalhes sobre ele, inclusive o endereço e o horário, clicando aqui.

Voltar para o topo da página
Carlos Hollanda

Março de 2003

09 Mar 2003 - Notícia triste
Antonio Carlos (Bola) Harres escreve:

Gustavo Schnoor, 50 anos de idade, irmão de nossa querida amiga
e colega Angela Schnoor, foi morto ontem às 20 h, ao negar-se
abrir o portão de sua casa a assaltantes.

Profundo conhecedor de artes plásticas, era professor de
História da Arte e pessoa extremamente amável e pacífica.

Gustavo Schnorr nasceu a 09 de agosto de 1952, 01:01 H am, RJ - horário retificado por nossa colega e sua irmã Angela Schnorr. Foi assassinado em torno das 20:30 h. Vejam neste caso a importância do trânsito sobre o mapa progredido: Plutão em trânsito estava em conjunção a menos de 1 grau a Marte progredido. Gustavo morava numa rua sem saída, atrás da favela do morro Santa Marta, rota de fuga dos traficantes locais, que haviam proibido aos moradores de colocar guarita e cancela na rua. Sua casa já havia sido assaltada algumas vezes mas resistia a se mudar forçado pela circunstância de risco. No trânsito sobre o mapa natal, Urano encontra-se em quadratura ao Ascendente e opos a Vênus, regente do Ascendente.

Esperamos que mais este sacrifício possa servir para que a situação dramática do RJ encontre algum alívio. Nossos sentimentos a todos seus familiares e amigos.

11 Mar 2003 - Urano em Piscis
Antonio Carlos (Bola) Harres escreve:

Eny Feliz escrevera a respeito de uma mensagem da lista Astrocuántica que trabalhava o trânsito de Urano em Peixes e Harres responde:

Todo esforço para correlacionar ciclos planetários e história deve ser incentivado e respeitado pela grande dificuldade em se conseguir identificar com precisão a que arquétipos os fatos correspondem. No texto de nosso coloega, gostaria de questionar a afirmação:

"Con Urano en Piscis en 1835 surgen los líderes de la época. Por ejemplo, la Reina Victoria es coronada (reina de 1837 a 1901) con Urano en Piscis. Inicia el cartismo en Gran Bretaña, lo cual no es sino el principio de la era de las democracias monárquicas."

Na realidade as monarquias constitucionais se originam mais de um século antes, no Bill of Rights, decretado em 13 de fevereiro de 1689, submetendo definitivamente o poder dos monarcas ingleses ao parlamento, processo iniciado com a decapitação de Carlos I em 30 de
janeiro de 1649, quando Urano e Netuno encontravam-se em conjunção em Sagitário em oposição à conjunção de Saturno e Plutão em Gêmeos.

Tendo nascido em 19 de novembro de 1600 com Urano em Touro e coroado em 1625, com Urano em Leâo seu reinado irá lançar os fundamentos da Revolução Francesa que irá ocorrer com Urano também em Leão.

Na decretação do Bill of Rights, Urano encontrava-se em Touro em sextil com Plutão em Câncer e recebendo quadratura do Júpiter, Sol e Mercúrio em Aquário. Netuno encontrava-se em Peixes recebendo trígono de Saturno. Na Revolução Francesa Plutão a 22 de Aquário
encontra-se em conjunção a Mercúrio a 23 de Aquário do Bill of Rights. Júpiter e Netuno da queda da Bastilha encontram-se em Libra e estão em trígono com Plutão em Aquário enquanto Urano encontra-se em Leão fazendo oposição a Plutão.

O Império Napoleônico bem como as ditaduras do início do século XX foram ainda retrocessos ao imaginário monárquico, pois a humanidade ainda não estava (e uma grande parte ainda não está - veja-se o exemplo da China) madura para a democracia e na impossibilidade de reativar as monarquias, internam-se em regimes autoritários. Os 15 anos da ditadura Vargas e depois
os 25 de ditadura militar são evidências do quanto nosso país não estava preparado para a república e a democracia. Do ponto de vista astrológico, estas idas e vindas entre regimes monárquicos, imperiais, ditatoriais e democráticos pode ser associado à passagem do Meio Céu em Sagitário da Era de Peixes para o Meio Céu em Escorpião na Era de Aquário.

12 Mar 2003 - Urano em Peixes
Ilze (Inti-Ra) escreve:

A entrada de Urano em Peixes nos abrirá grandes oportunidades de rupturas com a auto-comiseração, com os complexos e sentimentos martirizantes e de omissão de nossas responsabilidades individuais e sociais, a "responsabilidade" no sentido de responder com
habilidade às experiências, ao que a vida nos traz. Quais seriam tais habilidades ? Os talentos, os potenciais, os dons com os quais contamos individualmente, catalisando nosso crescimento e evolução, e com os quais exercemos nossa cidadania, construindo comunidades, nações.

12 Mar 2003 - Lua Cheia de Peixes - 2003
José Maria Gomes Neto escreve:

Detectamos, muito mais do que inventamos, nosso sonho de destino.

O Sol no signo de Peixes - A Lua em Virgem: - Lua Cheia de Sol Nascente, para o Rio de Janeiro - casa XII - ilumina um camino interior, para enxergarmos com mais clareza cada passo dessa estrada.

O signo de Peixes rege os pés - talvez para lembrarmos de ter os pés no chão. São dois os peixes, e dois os pés: - um pé no sonho, Peixes - o outro, na Terra - Virgem. A cada passo firmamos o Pé no sonho - o outro Pé na Terra. E assim seguimos na direção de concretizar o que sonhamos.

Os dois pés no sonho é o devaneio, a perda de contato com a realidade. Os dois pés na terra, é o excesso de pragmatismo que anula a imaginação criativa e impede de criar. Talvez por isso, diariamente ao dormir, tiramos os pés do chão, para se ter livre acesso às dimensões ocultas da realidade, lá onde a "idéia-semente" de todo pensamento tem origem, ainda em sonho, no campo de possibilidades infinitas. Assim em Peixes - há uma forte atração para transcendência e assuntos mais elevados, e o acesso a uma esfera mais sutil do nosso Ser, onde se pode detectar o sonho de destino. Por essa ocasião podemos fazer algum contato com as dimensões espirituais, ou situações e coisas que ainda estão imaterializadas no mundo da forma.

13 Mar 2003 – Engavetamento
Carlos Hollanda escreve:

Júpiter oposto a Netuno - Marte quincunce Júpiter - Plutão em Sagitário oposto a Saturno - Júpiter semiquadratura Saturno - Sol e Mercúrio quadratura Plutão e Saturno - Lua quincunce Netuno:

Engavetamento de veículos na Itália mata ao menos 12 - 11h45 - 13/03/2003 (Folha de São Paulo

Engavetamento monstro em estrada italiana. Combinação de neblina (Netuno), caminhões (Júpiter), carros (Marte), entraves (Saturno) em estradas (Júpiter-Mercúrio). A curiosidade dos motoristas da pista do sentido oposto acabou gerando um outro engavetamento.

Possivelmente um efeito nefasto do distraído Mercúrio em Peixes em quadratura com Plutão, na curiosidade mórbida de descobrir se há mortos e qual a gravidade de uma situação. Ver o diferente, o exótico, ainda que ele seja uma trajédia.

Se o acidente ocorreu por volta das 11 h., (usei as coordenadas de Trieste), Marte estava em oposição ao Ascendente e Júpiter estava bem na cúspide da terceira casa oposto a Netuno na nona.

13 Mar 2003 – 17 de março - data limite
Carlos Hollanda escreve:

Butcher e seus comparsas fixaram em 17 de março a data limite para o Iraque. Observem a quadratura T com o Sol e com Mercúrio ocorrendo com Saturno e Plutão. Se tirarmos um mapa para o meio-dia e Bagdá fica um desenho surpreendente, com as quadraturas atingindo o Sol, Mercúrio e o Meio do Céu, além de Marte em oposição ao Ascendente.

Caso o ataque seja à meia-noite ou próximo disso, o que é provável, o mapa é ainda mais impressionante, com uma grande quadratura, com Marte e Plutão na casa 1 e com Saturno na 7. A Lua estará em oposição a Urano, o que tem relação com ataques aéreos ou mísseis disparados de navios, com mortes de crianças e locais de armazenamento de alimentos. A essa altura, com o Sol bem próximo do Nadir, representando o poder central, Saddam deve estar num de seus bunkers junto com seus ministros (Mercúrio).

A Lua ainda virá a ativar a quadratura T, Sol-Mercúrio-Saturno-Plutão, nos dois dias seguintes, ao transitar por Virgem nos respectivos graus.

Marte ainda estará fazendo um septil com Urano de 17 a 19 de março. O septil é um aspecto que venho observando há anos e costuma está associado a eventos de caráter repentino, normalmente destrutivo, com natureza semelhante a Urano. Pode ser o óbvio: uma reiteração da destrutividade dos ataques aéreos sobre a cidade.

(quanto ao septil, em Astroletiva o curso Aspectos Astrológicos detalha as características do aspecto e comenta exercícios sobre mapas onde ocorrem aspectos menores inclusive em progressões. Saiba mais sobre este curso)

15 Mar 2003 - Portugal e Urano em Peixes
Antonio Carlos (Bola) Harres escreve:

Nos Açores, mais precisamente na Base das Lajes, reúnem-se, domingo, o presidente norte-americano, George W. Bush, os primeiros-ministros britânico, Tony Blair, e espanhol, José Maria Aznar, bem como o chefe do Governo português, Durão Barroso, na qualidade de anfitrião.

Tradicionalmente Portugal é regido por Urano em Peixes, esta reunião nos Açores reúne velhos aliados e inimigos. Portugal e Inglaterra e por decorrencia sua filial USA sempre se uniram contra Espanha. Portugal e Espanha foram os mais ferrenhos cruzados e por sua vez invadidos 8 séculos pelos mouros.

A Inglaterra foi a principal responsável pelos conflitos no Oriente Médio ao devolver seu império colonial sem levar em conta as tradições tribais. A reunião será no domingo, ainda não consegui o horário, mas deve ser pela manhã e irá durar algumas horas. Mercúrio está ativando a oposição de Saturno e Plutão e tudo parece indicar que a reunião não irá parar a máquina de guerra anglo saxã. Urano em Peixes nos alerta para a grande catástrofe humanitária que poderá ser causada por milhões de refugiados que não conseguirão atravessar as fronteiras para os outros países árabes. No dia em que Urano entrou em Peixes uma emigrante ilegal brasileira morreu de hipotermia ao tentar atravessar do México para os estados Unidos a nado.

15 Mar 2003 - Assassinado Juiz Corregedor
Antonio Carlos (Bola) Harres escreve:

O juiz-corregedor dos presídios da região de Presidente Prudente, Antônio José Machado Dias, foi morto em uma emboscada por volta das 18:30 h. desta sexta-feira. A oposição de Saturno e Plutão estava culminante, Mercúrio, regente do MC e de Saturno em quadratura exata a Plutão.
A estratégia de matar juizes já foi usada pela máfia italiana, mais uma lição de Freddy Seaside?

O juiz corregedor assassinado em SP assumiu o cargo no dia 04 de junho de 1984, sob uma conjunção de Marte e Saturno em Escorpião. A Lua achava-se em Leão, mesmo signo em que se encontrava no assassinato. Bush também assumiu a presidencia dos USA sob uma oposição de Marte e Saturno no horizonte.

16 Mar 2003 – Novamente Portugal e Urano em Peixes
Antonio Carlos (Bola) Harres escreve:

Mercúrio está em oposição ao Saturno que me viu nascer, revisei o texto e não vi o Urano ali no meio. Pensei mas não postei que Urano iria colocar Portugal em evidencia de uma forma inesperada. Fernando Pessoa tem um texto sobre Portugal e Peixes, lá é o fim da Península Ibérica. Estive em Sagres, que vem do latim Promontório Sagrado. Diziam os antigos que era a morada dos deuses, foi o “Cabo Canaveral dos descobrimentos”... Não por acaso o Infante Dom Henrique nasceu com o Sol em trígono com Urano. Com um pesquisador português dos descobrimentos Silvio de Larue que conheci em Lisboa, aprendi que foi graças aos instrumentos de cálculo astrológico trazidos pelos arábes para a Peninsula Ibérica, adaptados para navegação que a travessia dos oceanos se tornou possível. Aquário na casa XII da Era de Peixes mostra que a Astrologia teve um papel oculto na circunavegação do globo através
de Portugal, confirmando sua regência pisciana.

Os pescadores portugueses têm como protetor São Bartolomeu, que é o único santo católico que carrega um tridente, arma sempre associada ao demônio, e uma rede. Aos pés dele há geralmente a figura de um diabinho de boca aberta, onde os marinheiros colocam
moedas. Trata-se provavelmente de um sicretismo com Poseidon-Netuno.

17 Mar 2003 - Bush de Canhão
João Acuio escreve:

É, meus caros! a guerra vêm aí...

Ao que tudo indica, quarta-feira. Sob um Sol em Peixes que brilha cruzadas. Guerra santa. Aliás, há algo de "santo" naqueles homens-bombas que vão implodir, explodindo.

E o cinismo é tanto que com o comando de defesa (sic) já gastou US$ 1,2 milhão SOMENTE em equipamento de mídia de última geração. Será um espetáculo televisivo. Ideológico. O diretor de comunicações do Pentágono, James Wilkinson, declarou como um bom profissional, antenado às mudanças do mundo: "Assim como a guerra, a mídia também mudou, e os militares têm de se adaptar aos novos tempos". E o cenógrafo (????) contratado, George Allison, comentando os gastos que terão com as transmissões, disse: "O melhor é que saiu muito mais barato que uma única bomba".

A guerra começará e com ela começará o show televisivo. Às vezes fico pensando que o aspecto terrorista de Urano, de criar instabilidade ao sistema constituído, agora quando transitar em Peixes, poderá trazer barulho a mídia, ao Quarto Poder. Ou a tudo que esteja imbuído de fenômeno de massa ou capaz de amplificar fenômenos de massa. Imagine você se alguém consegue desligar a transmissão das principais redes de TV? Exatamente no horário da novela das 8 ?! Ou na hora que algum presidente vá tomar posse?

O clima é de paranóia total. O Bush conseguiu fazer os americanos ficarem com medo. Paranóia. E ela instalada no vizinho, lá na China, no Japão, ou em qualquer texano... Aí não terá sonho de libertação que dê jeito. Luz a todos! Luz, mesmo no escuro!

20 Mar 2003 - Momento da tomada de decisão do Bush
Angela Maria Mazzucco escreve:

A carta do momento da decisão do Bush tem Ascendente em 9 graus de Libra e Marte em conjunção exatinha ao Fundo do Céu. A Lua na Casa I e a oposição Plutão-Saturno ocupa o eixo 3/9. Outra notícia no TERRA : http://aovivo.terra.com.br/noticias/guerra/narracao.htm

01h18 - Guerra no Iraque - De acordo com a CNN, o presidente George W. Bush tomou a decisão de realizar o ataque ao Iraque às 19h04 de Washington, quatro minutos depois do fim do prazo de 48 horas dado a Saddam para deixar o Iraque.



SEQÜÊNCIA DE MATÉRIAS A RESPEITO DA GUERRA LEIA EM CONSTELAR

As mensagens a seguir discutem alguns dos pareceres dos artigos que foram enviados à lista Zigurat a respeito do mapa do início dos ataques a Bagdá. Esses artigos estão publicados na revista Constelar, cedidos devido a estarem profundamente de acordo com a linha editorial ali adotada. Leia os artigos e continue acompanhando as mensagens posteriores aqui em Conexão Zigurat.


21 Mar 2003 - A hora exata do ataque e mapas relocados
Carlos Hollanda escreve:

Fernando Fernandes havia escrito:

O momento exato em que os primeiros mísseis atingiram Bagdá foi o de 5h33m hora local. Minha dúvida é que mapa considerar para o início desta guerra. Assim, a AÇÃO inicial desta guerra partiu de um ponto qualquer no mar, um pouco antes das 2:33 GMT. Relocando o mapa para 2:30 GMT, perto de Suez, temos Urano em Peixes colado no Ascendente. Faz
sentido.

Hollanda responde:

De qualquer forma, Fernando, o horário de 05:33 em Bagdá refere-se ao momento em que o primeiro bombardeio teve efeito. Embora concorde com uma segunda e até com uma terceira opção a ser analisada, o momento em que o ataque finalmente atingiu seu alvo é de crucial importância. Aliás, o horário de 05:33 fica ainda mais de acordo com a proposta do Alexey, pois aí mesmo é que o Ascendente fica bem no meio do décimo quinto grau de Peixes (14:42), que se refere à imagem grau sabeu que ele levantou. Gostaria de ver, com o Raul, qual seria a imagem da Volosfera, pois normalmente temos elementos coincidentes nesses casos.

NOTA: a imagem da Volosfera e a do Calendário Tebaico, enviada por Raul Martinez diz o seguinte:

- Uma flecha atravessa uma nuvem de fumaça atrás da qual se percebe cumes nevados, e abaixo, ao longo de uma mata, um homem caminha, fortemente curvado, com faca descoberta na mão.

- Um homem armado com uma faca.

A TÉCNICA DO “SITIAMENTO DO CASTELO” E A GUERRA

19 Mar 2003 - Astrologia Medieval
Eny Feliz escreve:

Alguém no grupo teria elementos teóricos para aplicar a técnica de Sitiamento do Castelo para análise desta guerra? creio que poderemos saber o momento inicial, para estabelecer o Ascendente. EUA = Asc; Iraque = Casa IV ? A hora do pronunciamento de Bush seria usada de alguma forma?

24 Mar 2003 – Mais Astrologia Medieval
Bárbara Abramo escreve:

Sobre a mensagem de Eny solicitando esclarecimentos sobre a técnica de Sitiamento do Castelo:

Quem ataca é o Ascendente e quem recebe é a quarta casa, isto é, Bagda é o castelo, a casa 4, e os EUA é o Acendente. Saturno na 4 dá perda de território.

Na técnica do Sitiamento usa-se a hora do ataque, aquela de 5h. e 33 min. embora o já mencionado mapa da ordem do ataque também seja importante.

A hora que anotei, 05:34, do ataque, dá Saturno na quarta: o Iraque vai perder território. O Sol, que representava Saddam, estava a sudoeste, isto é quase na casa 6. Isso dá uma cidadezinha em Omã na fronteira perto de Bassora. Lua transitando hoje sobre o Pluto na dez significa poder das milícias iraquianas, a guerrilha. Exército do Saddam tem apoio de fora, quem ataca (Júpiter regente da casa 1, isto é, os EUA) e um futuro acordo quando o Sol fizer trígono exato a Júpiter.

O que escrevi relaciona-se com as regras de Guido Bonatti, que ajudou a combater o papa no século XIII. É um sistema só de regrinhas, em que se usa inclusive as técnicas precisas de análise da medieval, em que se leva em conta a mútua recepção entre planetas, a meia-orbe pra determinar aspecto etc. Para efeitos da técnica denominada Sitiamento do Castelo, escrita no compendio do Bonatti, que diferem em muitos aspectos da técnica da astrologia horária desenvolvida e estabelecida por anglo-americanos nos séculos XVII e XVIII, vale o seguinte:

- o Ascendente é determinante do atacante, no caso os EUA;
- a casa 4 é o castelo, ou seja, a cidade de Bagdá, onde fica a sede do governo;
- a casa 7 é o exército do dono do castelo, ou seja, as milícias de Saddam
- a casa 2 representam as armas do atacante, enquanto a 8 representa as armas do dono do castelo;
- a casa 10 representa o dono do castelo

Há um sistema de contagem de pontos que foi desenvolvido por astrólogas neotradicionais (Brady e uma outra) que sistematizaram as regras de maneira objetiva e prática, dando pontos que você soma e daí vê quem vai vencer a guerra e quando ela terminará. O caso é que anotei tudo num caderninho que uso - e que foi base pra um seminario no RJ há alguns anos - está tudo embrulhado na montanha de livros lá em casa. De cabeça assim não sei como dar pontos, mas lembro que quando um planeta inferior (aquém de Júpiter ) domina o Ascendente ou casa 4 significa um enfraquecimento; aqui temos uma mútua recepção entre Júpiter, regente do Ascendente, na casa 6 (infiltração nas tropas do atacado) e o Sol regente da 10, simbolizando um acordo que provavelmente virá quando o Sol formar aspecto partil com Júpiter. Isso dá início de abril, não?

Saturno rege Aquário (lembre que estamos usando técnica antiga) e está posicionado na 4 e isso significa que haverá perda de território geográfico. Na seção do Bonatti há referência explícita à posição de Saturno na 4 como perda de território. 48 hs depois do ataque vimos a ocupação turca nos territórios curdos do norte, correpondente geograficamente à posição de Sol com Júpiter, o que me leva a crer que o enclave curdo no norte do Iraque terá a participação especial no fortalecimento da invasão americana e que certamente haverá mudanca de território.

Aspectos de Mercúrio, regente da 4, levam também a crer que haverá levantes contra o ditador sanguinário Saddam, o que parece que já comecou porque houve um levante em Basra, embora infelizmente as tropas invasoras não tenham apoiado a iniciativa, obviamente porque o interesse deles é puramente econômico.

RECORRÊNCIAS DA GUERRA

24 Mar 2003 - Retorno de Júpiter
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

Júpiter da Tempestade no Deserto do Butcher the Elder transitava a 10 de Leo e o Júpiter da expedição punitiva do Butcher The Kid, 8 de Leo... A Lua Nova de 11 de abril aplica a Marte que a Lua Cheia fará quadrado exato, ativando Plutão dos USA. No final de abril e início de Maio, Lua, Vênus e Júpiter trarão alguma possibilidade de cessar fogo.

Na busca de conexões entre o grande eclipse de agosto de 99 e o que está acontecendo, encontrei:

Eclipse de 99 - Marte 16 Escorpio 17: Posse de Bush - Marte 16 Escorpio 52, na casa I da posse em clima de oposição a Saturno na casa VII em Touro...

O que prova a longa duração do efeito dos eclipses. É preciso notar que o astrólogo Milton Maciel no evento que organizei em 89 no auditório da Casa de Ruy Barbosa, projetou o mapa daquele eclipse e fez contundentes previsões sobre o que iria acontecer a partir dali.

Sem dúvida Urano em Peixes mais a oposição de Júpiter e Netuno correspondem ao surgimento de epidemias e que refletem o desequilibrio da coletividade.

27 Mar 2003 - Liberdade de imprensa
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

Enquanto Mercúrio em Áries aplica quadratura a Marte em Capricórnio, a questão da liberdade de imprensa na cobertura da guerra se coloca. Os sites da Al Jazeera foram tirados do ar...

28 Mar 2003 - Final de semana agitado
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

Mercúrio esta noite atingirá a quadratura exata de Marte, o que deve acelerar e intensificar a movimentação e a violência das batalhas. A guerra de informações também estará no auge e a tendência do incêndio se alastrar será grande. A Coréia está protestando contra o lançamento de um satélite espião japonês. A fronteira da Índia também poderá voltar a ser palco de conflitos, uma vez que Marte está transitando no signo que rege as mais altas montanhas do planeta.

A esperança surge com Urano e Vênus fazendo sua primeira conjunção em Peixes tendo a adesão da Lua, nos fazendo recordar do mito do nascimento de Afrodite das espumas do mar resultantes do esperma de Urano depois de sua castração por Saturno. Somando o Sol trígono com Júpiter ,que desperta sentimentos de generosidade e boa vontade, com certeza as
manifestações pacifistas também se alastrarão pelo globo. É possível que figuras de grande projeção - líderes religiosos, cientistas, artistas, o Secretario Geral da ONU - sejam mais ouvidos.

Mas parece que nada fará parar a cruzada pela libertação do petróleo. Na segunda-feira teremos a Lua Nova aplicando quadratura a Marte e no 17, a Lua Cheia em quadratura exata a Marte. Como disse Wellington, após a derrota de Napoleão em Waterloo: " Só há uma coisa tão ruim quanto um campo de batalha após uma derrota: um campo de batalha após uma vitória."

28 Mar 2003 - Marte em Capricórnio
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

O Iraque está seguindo uma tática tipicamente Capricorniana de " economia de forças ", usando o minimo de recursos para o máximo de resultados, visando principalmnente atrasar o avanço das tropas invasoras. Por outro lado Butcher The Kid e Tony Bleed estão jogando com todo o peso - outra caraceristica capricorniana - de seus comparativamente infinitos recursos. Mais 200 nil soldados serão enviados ao Iraque e uma frente Norte está sendo ampliada.

Esta estratégia de ataque massivo que deu ao Tio Sam papel decisivo nas vitórias da I e II Guerras, não funcionou no Vietnã porque havia o suprimento incessante de recursos dos chineses. O Pentágono considerou repetir a solução de Hiroshima e Nagasaki mas foi alertado pela China e Rússia que tal ação detonaria uma guerra nuclear.

TRÂNSITOS RÁPIDOS E RAPIDINHAS
COM OS TRÂNSITOS LENTOS

29 Mar 2003 - Efemérides de Abril
Janine Milward escreve:

Sol - O Sol inicia o mês tendo em seu norte o corpo do Cavalo Alado Pégasus com sua estrela Algenib e ao sul o enorme corpo de Cetus, A Baleia. No miolo do mês, o Sol passa pelo entrecruzamento dos dois Peixes, apontando para a outra Cabeça e caminhando em direção ao Carneiro, Áries, tendo Hamal ao seu norte e a Cabeça de Cetus, A Baleia no sul, no final do mês de Abril.

1 de Abril - Lua Nova em Peixes às 16:20 (horário oficial de Brasília) - Marte encontrando-se com o planetóide Quíron

2 de Abril - Lua em fino crescente, ainda nadando nas águas dos Peixes. Lua, como um fino anel no final da tarde encontrando com Mercúrio e nos trazendo um belo espetáculo - Mercúrio e depois Lua fazendo sextil com Saturno

3 de Abril - Lua entrando em Áries e cumprimentando Hamal

4 de Abril - Lua em Áries, no Apogeu (406.209 quilômetros da Terra); Júpiter retoma seu movimento direto

5 de Abril - Lua acariciando o Touro no final da noite - Mercúrio saindo do mar dos Peixes e começando seu passeio em terra firme ao lado de Áries durante todo o mês

6 de Abril - Lua cumprimentando Aldebarã, o Olho do Touro - Mercúrio fazendo sextil com Urano

7 de Abril - Lua passando 3 graus ao norte de Saturno já quase nas bordas do Touro

8 de Abril - Lua conversando com os Gêmeos e com os Asnos

9 de Abril - Lua em Gêmeos mostrando seu Quarto Crescente às 20:41 (hoB), aproximando-se de Castor e Pólux

10 de Abril - Lua saindo de Gêmeos e dirigindo-se para Cancer - Mercúrio fazendo quadratura com Júpiter

11 de Abril - A Lua passando 4 graus ao norte de Júpiter, em Cancer, próximo à Colmeia de Abelhas

12 de Abril - Lua dirigindo-se para o Leão, indo encontrar-se com Régulus

13 de Abril - Lua acariciando o Leão - Mercúrio fazendo quadratura com Netuno

14 de Abril - A Lua saindo do Leão não sem antes passar perto de Denébola, a Cauda, e dirigindo-se para Virgem - Sol em sextil com Saturno

15 de Abril - Lua voando junto ao Corvo, em Virgem

16 de Abril - Lua Cheia em Virgo às 16:37 (hoB); Mercúrio em sua elongação máxima (20 graus). Lua Cheia bem próxima à Spica

17 de Abril - Lua no Perigeu (357.157 quilômetros da Terra) - Lua equilibrando-se em Libra - Vênus fazendo quadratura com Saturno

18 de Abril - Lua alisando as antenas do Escorpião, preparando-se para adentrar sua Cabeça.

19 de Abril - Lua adentrando o Escorpião e dizendo olá para Antares, o Coração

20 de Abril - Lua margeando Ophiúco

21 de Abril - Lua adentrando o Sagitário, servindo-se do Bule de Chá - Vênus fazendo quadratura com Marte - Vênus saindo das águas marolantes do Aquário e mergulhando no mar dos Peixes

22 de Abril -. Lua passeando pelo Sagitário e indo em direção à Marte na entrada do Capricórnio - Marte adentra o Capricórnio - Sol em sextil com Urano

23 de Abril - Lua entrando em Capricórnio e passando a 3 graus ao sul de Marte e um pouco mais tarde se mostrando como Quarto Minguante às 09:19 (hoB)

24 de Abril - Lua passando 5 graus ao sul de Netuno no miolo do Capricórnio

25 de Abril - A Lua saindo do Capricórnio e caindo dentro do Aquário, passando 5 graus ao sul de Urano

26 de Abril - Lua nadando nas águas/estrelinhas marolantes do Aquário - Mercúrio assume seu movimento retrógrado

27 de Abril - A Lua sendo despejada do Aquário e mergulhando nas profundas águas dos Peixes -

28 de Abril - A Lua passando 3 graus ao sul de Vênus, em Peixes. Lua de final da noite fazendo belo espetáculo com Vênus com o Cavalo Alado Pégasus voando ao lado de ambos os corpos celestes.

29 de abril - Lua ainda em Peixes, quase afogada - Vênus em belo trígono com Júpiter

30 de abril - Lua se desafogando dos Peixes e entrando em Áries

29 Mar 2003 - As Noites de Abril - os Deuses estão no Céu
Janine Milward escreve:

Mercúrio, o Mensageiro dos Deuses, retorna a seu cenário do horizonte oeste, após o cair do Sol, sendo que sua elongação máxima acontecerá a 20 graus de distância do astro-rei, no dia 16. Porém, já desde os primeiros dias de Abril, o Mensageiro dos Deuses estará galgando os céus rapidamente. Após o dia 16 (quando se porá somente duas horas após o Sol), ele descerá também correndo com suas asas nos tornozelos, desaparecendo no horizonte oeste bem no final do mês. (Veja Um passeio pelo Céu Noturno). Não perca no dia 2, a passagem da Lua, saindo de Nova e partindo para Crescente, por Mercúrio. Belo espetáculo para ser apreciado a olho nú ou através de par de binóculos simpáticos.

No começo do mês Mercúrio ainda estará nadando no mar dos Peixes, pisando em terra firme por volta do dia 5 e passeando ao lado de Aries, O Carneiro, com suas duas estrelas, entre elas, a famosa Hamal.

Vênus, a maravilhosa Deusa do Amor, A Bela da Manhã, continua surgindo no céu da alta madrugada, nadando com as marolantes estrelinhas do Aquário aonde também se encontra Urano, recém-chegado. Vênus se apresenta na magnitude -3.9, deslumbrante como sempre e, através de telescópio, mostra sua face minguante. No finalzinho do mês, a Lua encontrará Vênus e ambas oferecerão um belo espetáculo, voando ao lado do cavalo Pégasus.

Vênus inicia o mês ainda bastante próxima a Urano porém continua seu caminho através das estrelinhas marolantes do Aquário, entrando no mar dos Peixes por volta do dia 20, quando cruza o ponto do equinócio da Primavera e passa a transitar já para o norte.

Marte, o Deus da Guerra, desfila marcialmente - porém não muito brilhante - através das estrelas do Sagitário sendo que na terceira parte do mês adentra o Capricórnio junto com a Lua... No começo do mês, ainda no miolo do Sagitário Marte se encontra com Quíron, o planetóide mestre.

Júpiter, O Deus dos Deuses, retoma seu movimento direto bem ao lado da Colmeia de Abelhas, tendo a Hydra se enroscando mais ao sul. Aproveite para conhecer a Colmeia de Abelhas, M44, um agrupamento de cerca de 50 a 100 estrelas que se apresentam como uma lua cheia com estrelinhas infantis de terceira magnitude que podem ser vistas a olho nú em céus escuros e transparentes.

Saturno, o Deus do Tempo, retomou seu movimento direto e engrenou a primeira marcha para finalmente e vagarosamente deixar os chifres do Touro para trás e se aprontar para entrar definitivamente nos Gêmeos. No comecinho do mês de junho, Saturno cruzará o ponto do equinócio, o ponto vernal.

Urano, o Deus dos Céus, entra definitivamente em Aquário, misturando-se com suas estrelinhas que imitam ondinhas marolantes nos céus....

Netuno, O Deus dos Oceanos, se encontra bem no miolo dessa constelação. Netuno já começa a fazer parte do cenário da madrugada, comparecendo, mesmo que invisível e sonhador, antes do raiar do Sol.

Plutão, O Deus dos Mundos Ínferos, continua a transitar por Ophiúco, vagarosamente e sem querer dar muita chance de ser observado a não ser através de telescópios extremamente potentes. Plutão engrenou seu movimento retrógrado lá pelo dia 24 de março e só retomará seu movimento direto em começo de Agosto.

REPRESSÃO VIOLENTA AOS MEIOS
E AOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

28 Mar 2003 - Mercúrio quadratura Marte
Carlos Hollanda escreve:

Essa foi boa. Nada mais Mercúrio quadratura Marte do que isso:

Jornalistas agredidos por soldados americanos no Iraque
16h44 - 28/03/2003

29 Mar 2003 – Mais Mercúrio quadratura Marte
Nilsa Gorey escreve:


Mais incidentes de caráter Peixes/Netuno, Hollanda. Portugueses são um povo de Peixes. A quadratura revela o incidente em si, as vítimas do engano (portugueses) são "escolhidas a dedo" pelo ascendente do conflito.
Nilsa

29 Mar 2003 – Novamente Mercúrio quadratura Marte
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

O Ministério das comunicações ( Mercúrio ) foi destruído ( quadratura Marte em Capricórnio ) e foi atingido um anexo ( Mercúrio ) danificando os equipamentos ( Marte ) de comunicação (Mercúrio ) da Reuters.

Sem dúvida Urano em Peixes está colocando Portugal em destaque de forma inesperada: além de terem abrigado a última conferência entre os atacantes, registrou as primeiras imagens do ataque e teve seus jornalistas aprisionados e agredidos. Vale acrescentar que acabam de derrotar o Brasil em amisotoso, com um brasileiro de técnico e um brasileiro naturalizado portugues fez o gol da vitória... fogo amigo?

Na manhã do sábado, os repórteres encontraram o Ministério da Informação do Iraque em escombros. Um míssil atingiu o teto do edifício de 11 andares, destruindo antenas parabólicas. Um anexo ao Ministério, que abriga os escritórios de várias organizações de mídia, inclusive da Reuters, também foi danificado.

29 Mar 2003 - Júpiter X Netuno
Carlos Hollanda escreve:

Júpiter oposto a Netuno no eixo 6-12 do mapa do Brasil:

29/03/2003 - 10h13 - Casos de conjuntivite já passam de 106 mil FABIANE LEITE - da Folha de S.Paulo

É possível que outras doençs infecto-contagiosas passem despercebidas em função da ocupação dos médicos. Os médicos prevêem o crescimento da incidência de sarampo e outras doenças. Ainda não foi identificado o agente -que tipo de vírus ou bactéria- que vem provocando os surtos. Doenças de difícil diagnóstico (não é este o caso) e de difícil identificação das causas (é o caso) são análogas às características netunianas. O rápido alastramento parece ter a ver com a Aquário e Júpiter envolvidos no processo.

29 Mar 2003 - Marte em Capricórnio - outras observações
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

Seja qual for o Ascendente Marte irá determinar a forma como as hostilidades se processam. Em 91 Marte estava no final de Touro e fazia trígono a Sol e Saturno em Capricórnio, consistente com uma ação massiva, definida e acelerada pelo subseqüente ingresso de Marte em Gêmeos.

Do lado do Tio Sam, Marte em Capricórnio está hoje evidenciado pela noticia de que o Secretário de Defesa, Donald Rumsfield, está sendo acusado de micro administração da logística de guerra. Embora tenha recebido aconselhamento para desde o início enviar mais tropas e armamentos pesados, negou-se ordenando que utilizassem somente o que estava já posicionado no Kwait, numa atitude de centralização, visão estreita e imposição de autoridade típica de Marte em Capricórnio. Também pode-se atribuir a forma vacilante do início do conflito, o fato de que havia já um clima de quadratura entre Sol em Áries e Marte em Capricórnio, que se intensificará na próxima Lua Nova do dia 1 e na Cheia do dia 17, quado será exata, e aí
sim veremos o quanto Marte em Capricórnio estará simbolizando este conflito, especialmente no risco do incêndio se alastrar.

Também me parece que a natureza capricorniana dos ataques americanos se relacionam à cautela com que necessitam conduzir suas operações, evitando ao máximo morte de civis e a destruição de prédios, instalações e parques industriais para que possam dar a imagem de
libertadores e não de invasores.

Conforme já postei aqui os astros que assinalam armistícios e tratados de paz só estarão atuantes no final de abril e um ponto final do conflito só me parece possível no final de maio e início de junho.

29 Mar 2003 - Marte quadrando Plutão do golpe de Saddam
Antônio Carlos (Bola) Harres escreve:

Neste domingo, em torno de 22 h de Brasilia, Marte estará em quadratura exata a Plutão do golpe de estado em que Saddam tomou o poder no Iraque em 16 de julho de 79. A Lua Nova no dia 02, estará transitando ativando esta quadratura. Há um outro sinal de que a Lua Cheia de abril será decisiva para o conflito pois nos dias precedentes - o Sol e Marte estarão fazendo aspectos tensos ao Sol, Marte e Júpiter da República Iraquiana – culminando com a Lua Cheia de abril sobre o eixo dos nodos. Sem dúvida a integridade física e permanência de Saddam no poder estarão bastante ameaçadas. É possível que ja a partir de 24 de abril tenhamos alguns fatos decisivos no conflito e em torno de 28 de abril a 2 de maio com os aspectos de Lua, Vênus, Júpiter e Netuno no céu, possamos ter uma chance para a paz.

 

Voltar para o topo da página