Eclipses de Maio:
Encanto para olhos e corações.

Janine Milward


Ir para
índice dos
artigos
anteriores

 

 

 

 

 

Em junho de 2003, cursos ao vivo no Rio de Janeiro. Inscreva-se:

ASTROLOGIA CÁRMICA

O MAPA SOLAR

INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA CABALÍSTICA

Saiba todos os detalhes clicando aqui

 

 

O mês de Maio nos trará dois Eclipses, um total da Lua no dia 16 e outro anular do Sol no dia 31

Maio será um mês realmente abençoado na Astronomia, na Astrologia e na Espiritualidade: dois eclipses, um da Lua - total - e outro do Sol - anular - estarão maravilhando nossos olhos e nossos corações.

O Eclipse Total da Lua

Na Astrologia:

Os graus do eclipse total da Lua serão, primeiramente - enquanto o eclipse vai se desenvolvendo - o 24:53 de Escorpião e podemos ler no grau 24 em seu símbolo Sabeu "Depois de ouvir um inspirado indivíduo fazer seu "Sermão da Montanha", a multidão volta para casa" e sua palavra-chave é "Desafio da Transformação". Depois, já perto da totalidade, encontramos o grau 25 que nos fala sobre "A capacidade de adquirir conhecimento dos fatores estruturais de tudo o que existe" e sua palavra-chave é "Conhecimento estrutural".

Segundo Brady em Solar Fire, AGENA - 23:27 ESCORPIÃO - Beta Centaurus - The pain of learning - A twin star to Toliman and connected to the sacrifices made on the pathway of learning and understanding. This star implies that the learning curve is steep, the frustration of and at times pain encountering knowledge.

Para o Sol, o símbolo do grau 24 de Touro nos fala sobre "a agressividade dos instintos humanos na luta pela sua base terrena de operação" e sua palavra-chave é "violência para sobreviver". O grau 25 nos apresenta "Um vasto parque público" e nos aponta a "Fruição coletiva".

Segundo Brady em Solar Fire, ALGOL - 25:49 TOURO - The head of Medussa in the hand of Perseus - Beta Perseus - Female passion and intensity. -Considered the most evil star in the sky, this label is not supported by working with Algol in many charts. According to the Greeks, the star is the severed head of Medusa and is used by Perseus to save Andromeda, as well as his mother. Algol is all the passion and intensity of the feminine which can be used effectively or destructively

.CAPULUS - 23:58 TOURO - The sword of Perseus - Male, sexual and/or aggressive - The sword of Perseus and therefore representing the other type of weapon used by Perseus. The first being feminine - Algol - the second being his sword - Capulus. This star represents brute strength used in a forceful, focused manner for good or for evil. It is also phallic in its imagery and can talk of male sexual energy or libido.

Estes quatro símbolos e estrelas fixas nos mostram claramente o momento delicado e difícil que vivemos no Planeta ao mesmo tempo que nos apontam a necessidade da busca da cooperação e da harmonia dentro desse imenso campo de atividades que é o Planeta Terra.

O ponto dentro do Mapa Astral Natal aonde se situa o eclipse total da Lua é como uma balança com dois pratos: de um lado temos o Sol e do outro lado, temos a Terra bloqueando a luz do Sol na Lua. É um momento de Revirão da Vida, ou seja, a independência, a maioridade, a alforria . a liberação dos liames do Pai e da Mãe, representados através do Sol e da Lua, respectivamente. É o homem conscientizado de seu papel de caminho do meio entre o Sublime Yang e o Sublime Yin.

A Cabeça e a Cauda do Dragão estarão se situando, no mean e no true, em 29 de Touro e 29 de Escorpião, respectivamente.

O símbolo de 29 de Touro nos fala da necessidade de se dissipar as sombras que se colocam sobre uma questão e nesse caso, é preciso se colocar duas fontes de luz para se ver bem todos os seus aspectos, tendo como palavra-chave "Perspectiva".

O grau 29 de Escorpião nos fala da necessidade de "Intercessão" - sua palavlra-chave - em benefício de indivíduos que se encontram sem saída e tem como ideía básica "O amor como princípio de redenção".

Segundo Brady em Solar Fire, ALCYONE - 29:38 TOURO - a star in the Pleiades, the Seven Sisters, belonging to the Taurus - Mystical but judgmental. - The main star in the Pleiades and therefore by tradition linked to eyesight problems. However, the Pleiades was recognised by many ancient cultures well before the Greeks were connected to the dead and the judgement of the dead. The Celts thought of November, which began with All Hallow's Eve as well as All Saints' Day and All Souls' Day, as the month of the dead because the Pleiades used to set as the Sun rose at that time of the year. Alcyone is a powerful star which picks up these statements and is connected to visions and mystical abilities but also ruthless judgment.

TOLIMAN - 29:10 ESCORPIÃO - Alpha Centaurus - also called Rigel Centaurus - Learning, the lessons of life. - This is the alpha star of Cetus the Whale but throughout history this creature is more mythical beast rather than great whale, more Loch Ness than Humpback. The star is linked to the forces of the collective unconscious, that which can emerge from the sea of the collective and greatly influence the individual for better or for worse. This is a difficult star. A Alpha Centauro é um sistema triplo e uma dessas estrelas é a Proxima Centauro, ou seja, a estrela mais próxima a nós, da Terra.

Na Espiritualidade:

Como sabemos, o eclipse total da Lua acontece quando a Terra se interpõe entre esta e o Sol, bloqueando-lhe o recebimento de sua luz. Este ano de 2003, este momento será intensamente celebrado por ser o dia do Wesak, ou Festival da Lua Cheia de Maio, ou Festival da Iluminação do Buda. Buda quer dizer O Iluminado e é neste Festival que os Caminhantes se reúnem para saudar a Lua Cheia e buscarem seus Caminhos de Iluminação e de Liberação. É também neste momento sublime que os mestres já desencarnados se encontram no limiar entre o mundo da manifestação e o mundo da não-manifestação... aonde podemos encontrá-los e continuar a receber nossas iniciações espirituais.

Também em vezes que o eclipse total da Lua acontece simplesmente, sem estar ligado a um momento tão sagrado quando o Festival do Wesak, por exemplo, existe a inter-relação entre o Sol e a Lua, tendo seu Filho, a Terra, entre eles, recebendo magnanimamente a energia do Supremo Yang advindo do Sol e do Supremo Yin advindo da Lua... ao mesmo tempo que mostrando à Terra o fato de que, independente de nós - seres que usam a expansão de suas mentes para buscarem suas iluminações - pertencermos a este Planeta e a este Sistema Solar, somos independentes para buscarmos nosso Caminho da Liberação, ou seja, superarmos nossos liames à Roda das Encarnações na Terra, a Samsara.

Na Astronomia:

Neste eclipse, a Lua estará transitando nas proximidades do ponto da Cauda do Dragão e o Sol, por sua vez, nas proximidades do ponto da Cabeça do Dragão. Dessa forma, a Lua estará deixando Libra e ingressando no Escorpião - mais precisamente, nas Garras do Escorpião - e o Sol estará se avizinhando das Plêiades, nas imediações dos campos onde o Touro pasta....

O eclipse será visível durante as noites de 15 a 16 de maio através das Américas do Norte, Central e Sul, sendo que a Europa e a África aonde o eclipse acontece no final da madrugada) poderão testemunhá-lo um pouco antes do por do Sol e da Lua, na manhãzinha do dia 16.

Quando existe o Eclipse Total da Lua, o que nos admira e nos embevece é o tom avermelhado que permanece na Lua durante os momentos de sua totalidade de escuridão. Isso acontece devido ao fato de que as luzes advindas do sol nascente e do sol poente na Terra são refratadas e projetadas na Lua, junto com a sombra da Terra.

Também o ponto alto do evento do eclipse total da Lua é que esta fica imersa em sua total escuridão por um longo tempo - dessa vez, por cerca de 50 minutos ou mais - diferente do eclipse total do Sol que dura, normalmente, cerca de três minutos.....

Assim, desde o começo da sombra da Terra invadindo a Lua até o ponto de sua totalidade de escuridão até o final da sombra da Terra deixar a Lua inteiramente, cerca de três horas acontecerão, minuto a minuto, para nosso encantamento e felicidade.

O Eclipse Anular do Sol

Na Astronomia:

Um eclipse anular do Sol acontecerá sobre a Groenlândia, algumas ilhas da Islândia e norte da Escócia por volta do amanhecer do dia 31 de Maio. Será um eclipse parcial sobre grande parte da Europa e Ásia bem como sobre o Alasca, quando ocorrerá ainda em 30 de Maio.

Seu caminho de sombra seguirá um pedaço de terra de cerca de 50 milhas - .1.200 quilômetros - realmente bastante grande. O eclipse terá seu início a 23N53E. terminando a 49N161W, sendo que, em seu momento máximo, a sombra estará a 66N24W, às 04:07 - GMT.

Mesmo não sendo um eclipse total - que traria uma imensa escuridão azul escuro cor de anil nas vizinhanças do Sol - nosso astro-rei estará se encontrando com nossa Lua bem próximos às Hyades que abrigam a belíssima estrela Aldebarã, o Olho do Touro, uma das quatro estrelas-reais, a guardiã do leste.

Assim como o eclipse parcial - que não encobre a luz do Sol por completo - o eclipse anular não pode e não deve de forma alguma ser acompanhado a olho nú e sim com filtros especiais ou óculos especialmente feito para a ocasião.

Na Astrologia:

O grau do eclipse total do Sol será o 09:19 de Gêmeos e podemos ler em seu símbolo Sabeu "Uma aljava cheia de flechas" tendo "Conquista" como palavra-chave e o grau 10 de Gêmeos nos traz o símbolo que se relaciona com o desafio entre o homem e sua vida e que tem por palavra-chave "Mente versus Matéria".

Segundo Brady em Solar Fire, ALDEBARAN - 09:36 GEMEOS - The red star in the eye of Taurus the Bull - Alpha Taurus - "Success through integrity - One of the Royal Stars of Persia, The Watcher of the East. Like the other three Royal Stars, Aldebaran promises great success as long as certain conditions are fulfilled. The issue for Aldebaran is one of integrity. If the individual strives to achieve without compromising their integrity, then there can be great success. However, they will be tempted to compromise themselves and if they succumb, this is their downfall."

As estrelas fixas para os graus da Cabeça e da Cauda do Dragão durante o eclipse anular do Sol são as mesmas para o eclipse total da Lua

O Eclipse do Sol sempre marca algo que vai terminar e algo que vai começar. E entre este término e seu novo começo existe um hiato, um vazio. A julgar pelo símbolo acima mencionado do Sol, esse momento de vazio deve ser usado para uma meditação sobre a forma como usamos a energia da "Conquista" e o símbolo seguinte nos ajuda nesse entendimento se colocarmos luz em ambos os lados da balança entre "Mente e Matéria".

Também dentro de nosso Mapa Astral Natal é interessante observamos o ponto aonde cai o eclipse do Sol em relação à Casa e seus aspectos com outras Casas e outros Planetas e Estrelas Fixas. Não devemos nos esquecer que nosso Mapa é o Risco do Bordado tecido por nossa alma ao ingressar na matéria, na Terra. Sendo assim, todos esses eventos celestes importantes, sem dúvida alguma, colocam suas marcas em nossa vida.

Na Espiritualidade:

O momento de um eclipse solar é sempre um instante de interiorização, de contacto com o Vazio que existe dentro de nós, demonstrado pelo Vazio que preenche a Luz do Sol, que simboliza a Criação e o Poder da Criação. No entanto, é o Vazio aquele que estrutura a Criação e o Poder da Criação... Dessa maneira, sempre o evento de um eclipse do Sol é importante para que cada um de nós busquemos a Criação e o Vazio dentro de nós - o Yang e o Yin.

Certamente que esta busca da Criação e do Vazio dentro de nós poderá sempre ser mais bem realizada quando do eclipse total do Sol. Porém, também em tempos de eclipse parcial ou anular podemos trabalhar espiritualmente estas questões: no caso do eclipse parcial, a possibilidade ou potencial de alcançarmos o Vazio, ou pelo menos sua ante-sala, seu prenúncio, seu gosto, seu sabor primeiro. No caso do eclipse anular - que será o evento deste 31 de maio -, a possibilidade ou potencial de alcançarmos o Vazio e a Luz dentro das inter-relações como um todo, pessoais e amorosas, sociais e afetivas, fraternas e humanitárias, coletivas, planetárias, galácticas.... no céu e na terra, dentro da matéria e dentro da não-matéria, no mundo da manifestação e no mundo da não-manifestação.

Pequeno Glossário:

Eclipse do Sol - quando o Sol deixa de ser total ou imparcialmente visível, por ter a lua se colocado entre o Sol e os observadores terrestres situados em uma região interceptada pelo cone de sombra da Lua.

O eclipse do Sol pode acontecer de três formas: o total, o parcial e o anular. O anular acontece quando a Lua se encontra em seu ponto máximo ou quase máximo de distância em relação à Terra e dessa forma, não encobre totalmente a luz do astro-rei, mostrando, não verdade, uma luminosidade em torno de seu disco de sombra, ou seja, um anel de luz... daí, eclipse anular. Assim como o eclipse parcial - que não encobre a luz do Sol por completo - o eclipse anular não pode e não deve de forma alguma ser acompanhado a olho nú e sim com filtros especiais ou óculos especialmente feito para a ocasião.

Eclipse da Lua - quando a Lua deixa de ser total ou parcialmente visível, por ter a Terra se colocado entre o Sol e a Lua. Dessa forma, a escuridão que se projeta em nosso satélite é a própria sombra do nosso Planeta.

O eclipse da Lua pode acontecer de duas formas: o total e o parcial.

Cabeça do Dragão e Cauda do Dragão - pontos de interseção na Ecliptica onde o Sol e a Lua se encontram, seja em conjunção (quando da possibilidade do eclipse do Sol), seja em oposição (quando da possibilidade do eclipse da Lua). Também conhecidos como Nodo Norte e Nodo Sul ou Nódulo Ascendente e Nódulo Descendente. Os povos antigos acreditavam que era, na verdade, um dragão imenso que saía de seu esconderijo nos céus e engolia os corpos celestes do Sol e/ou da Lua... e rezavam, rezavam, rezavam para que fossem devolvidos o mais breve possível e darem continuidade à vida na Terra

Namaskar!

| Topo | Home| Apólogos & Cia: Contos | Arte & Cia | Cursos | Serviços |
| Perguntas e Respostas |
Livros e Revistas | Agenda de Eventos | Links |
Em Defesa da Astrologia
| Conexão Zigurat | Fale Conosco |
| Receba o boletim Astro-Síntese |