Arte e Significado
Por Antony e H.W. Janson
Extraído d
o livro: "Iniciação à História da Arte" - ed. Martins Fontes

Imaginação

Todos nós sonhamos. Sonhar é uma das formas de atividade de nossa imaginação. Imaginar significa simplemente formar uma imagem - um quadro - em nossa mente. Os seres humanos não são as únicas criaturas dotadas de imaginação. Até mesmo os animais sonham. No entanto, é claro que existe uma profunda diferença entre a imaginação humana e a dos animais. Somente os homens são capazes de comunicar entre si o conteúdo de sua imaginação, através de relatos orais ou criação de imagens.

Há muitas formas diferentes de ativar nossa imaginação. Quando estamos doentes e acamados, sem nada para fazer, uma simples fenda no teto, na qual concentramos nosso olhar, pode começar a adquirir a forma de uma árvore ou de um animal. Nossa imaginação acrescenta os traços que antes não se encontravam ali. O mesmo acontece com uma mancha de tinta que nos faz lembrar de outras coisas, embora tenha sido feita por acaso.

Os psicólogos sabem disso e criaram testes com manchas de tinta para descobrirem como funciona nossa mente, já que cada um de nós, dependendo do tipo de pessoa, vê uma imagem diferente na mesma mancha.

A imaginação é uma das facetas mais misteriosas da humanidade. Pode ser vista

Mancha feita aleatoriamente em papel dobrado. Método de investigação da projeção psicológica da personalidade conhecido como Teste de Rorschach ou Teste dos Borrões.
E você, leitor, o que vê?
como o elo de ligação entre o consciente e o subconsciente, onde se dá a maior parte de nossa atividade cerebral. É, por assim dizer, a cola que mantém unidos a personalidade, o intelecto e a espiritualidade do homem. Por ser suscetível de reagir aos três, a imaginação atua segundo formas sistemáticas, embora variáveis, que são determinadas pela psique e pela mente.

A imaginação é importante porque nos dá condições de conceber todos os tipos de possibilidades futuras e compreender o passado de um modo realmente valioso para a sobrevivência. É uma parte fundamental de nosso modo de ser. A capacidade de produzir arte, entretanto, deve ter sido adquirida há relativamente pouco tempo, no curso da evolução. Não temos acesso ao registro das formas mais primitivas da arte criada pelo homem. Há aproximadamente dois milhões de anos, o homem vive na Terra, mas a arte pré-histórica mais antiga de que temos conhecimento foi criada há somente cerca de vinte e cinco mil anos*, embora tenha sido, sem dúvida, a culminação de um longo processo de evolução a cujas origens somos incapazes de remontar. Até mesmo a arte etnográfica mais "primitiva" representa um estágio tardio de desenvolvimento no interior de uma sociedade estável.

Quem eram os primeiros artistas? Com toda probabilidade, eram os xamãs. Como o lendário Orfeu, acreditava-se que eles tivessem uma capacidade divina de inspiração, podendo descer às profundezas do subconsciente através do transe e, ao contrário dos simples mortais, retornar em seguida ao mundo dos vivos. Com sua capacidade exclusiva de penetrar o desconhecido e com seu talento excepcional para expressá-lo através da arte, o xamã adquiriu o controle sobre as forças ocultas da natureza e do homem. Mesmo hoje, o artista continua sendo um mágico cuja obra é capaz de nos seduzir e emocionar - fato embaraçoso para o homem civilizado, que não renuncia facilmente à sua veneração pelo controle racional.

Arte e Significado

O que é a arte? Por que o homem a cria? Poucas perguntas são capazes de provocar um debate tão caloroso e resultar em tão poucas respostas satisfatórias. Mas se não conseguimos chegar a uma conclusão definitiva, há, no entanto, muitas coisas que podemos dizer. Certamente, uma das razões pelas quais o homem cria é um impulso irresistível de reestruturar a si próprio e a seu meio ambiente de uma forma ideal. A arte representa a compreensão mais profunda e as mais altas aspirações de seu criador; ao mesmo tempo, o artista muitas vezes tem a importante função de articulador de crenças comuns. Eis por que uma grande obra contribui para nossa visão de mundo e nos deixa profundamente emocionados. Uma obra-prima tem esse efeito sobre muitas pessoas. Em outras palavras, ela é capaz de suportar a análise mais minuciosa e resistir ao teste do tempo.

A arte nos dá a possibilidade de comunicar a concepção que temos das coisas através de procedimentos que não podem ser expressos de outra forma. Na verdade, uma imagem vale por mil palavras não apenas por seu valor descritivo, mas também por sua significação simbólica. Na arte, assim como na linguagem, o homem é sobretudo um inventor de símbolos que transmitem idéias complexas sob formas novas. Temos de pensar na arte não em termos de prosa do cotidiano, mas como poesia, que é livre para reestruturar o vocabulário e a sintaxe convencionais, afim de expressar significados e estados mentais novos, muitas vezes múltiplos. Da mesma forma, uma pintura sugere muito mais do que afirma. E, como no poema, o valor da arte encontra-se igualmente naquilo que ela diz, e como o diz. Mas qual é o significado da arte? O que ela tenta dizer? Os artistas em geral não nos dão uma explicação clara, uma vez que a obra é a própria afirmação. Se fossem capazes de dá-la em forma de palavras, então seriam escritores.

A arte tem sido considerada um diálogo visual, pois expressa a imaginação de seu criador tão claramente como se ele estivesse falando conosco, embora o objeto em si seja mudo. Até mesmo as declarações mais pessoais dos artistas podem ser comprendidas de alguma forma, ainda que apenas a nível intuitivo. No entanto, a existência de um diálogo pressupõe a nossa participação ativa. Se não podemos, literalmente, falar com a obra de arte, podemos pelo menos aprender a reagir a ela. O processo é semelhante ao aprendizado de uma língua estrangeira. Precisamos aprender o estilo e a forma de ver as coisas de um país, de um período e de um artista, caso queiramos compreender adequadamente a obra. A apreciação estética é condicionada apenas pela cultura, que é tão diversificada que se torna impossível reduzir a arte a qualquer conjunto de preceitos. Pode parecer, portanto, que as qualidades absolutas da arte são enganosas e que não podemos deixar de observar as obras de arte no contexto do tempo e das circunstâncias. E, de fato, de que outra maneira isso poderia ser, se a arte ainda está sendo criada à nossa volta, abrindo nossos olhos quase que diariamente para novas experiências e forçando-nos, assim, a reformular nosso modo de ver?

 
       
* Entretanto, no interior do Piauí e no sertão da Paraíba foram encontrados vestígios ainda mais antigos.