Perguntas e Respostas
ABRIL-MAIO.2004  

Pergunta: Ricardo

Eu sou estudante de astrologia, e gostaria de tirar umas duvidas, o que significa um Netuno na casa 8 de um mapa astrológico e um Urano na casa 12? Eu sei que essas perguntas são gerais e não específicas, mais é só para eu ter uma ideia, ok?

Responde: Carlos Hollanda

De fato, Ricardo, considerar apenas esses posicionamentos num mapa astrológico leva a respostas bem gerais. Um planeta numa casa pode significar dezenas de coisas. O foco em alguns poucos assuntos possíveis só é obtido com a combinação da estrutura do mapa por completo. Interpretar um planeta numa casa pode ser interessante quando estamos num processo cumulativo de absorção de conhecimentos, como num curso, por exemplo, mas para entendermos o mapa no quesito comportamental, falar sobre um planeta numa casa pode soar de modo semelhante a pegar um texto de várias páginas e ler um parágrafo apenas. Esse parágrafo pode ser comprometedor, pois dá margem a compreensões diferentes acerca do mesmo, ou pode não dizer absolutamente nada a uma ou outra pessoa que o lê naquele momento.

Quer ver como isso é verdade? Em algumas das seções Perguntas e Respostas dos meses anteriores respondi a algumas pessoas a respeito do posicionamento de planetas em suas casas 7 (relacionamentos, compromissos e coisas afins). Boa parte daquelas que tinham problemas na consolidação de relacionamentos tinham Urano naquela casa. Demonstrei isso sem aprofundar-me, do contrário estaria dando uma consulta astrológica no estilo da realizada em consultório, o que fugiria totalmente ao objetivo desta coluna. No mês seguinte recebi várias mensagens de pessoas que aparentavam estar muito preocupadas com o posicionamento de Urano na casa 7, pois elas acreditaram que tal posição iria, invariavelmente, desarticular toda e qualquer união que viessem a promover. “Vou viver sozinha para sempre?”, me perguntaram muitas delas. Não é nada disso!

(Lembrem-se do que estou dizendo acima. Se a preocupação com o mapa é tão grande, o ideal é marcarem uma consulta)

Uma grande parte das publicações astrológicas refere-se a Netuno na casa 8 como um indicador de clarividência e capacidades extraordinárias de comunicação com os mortos. Entretanto, tomar isso como uma regra geral é incorrer num erro grave. Encontrei mais pessoas com Netuno na 8 que nada tinham a ver com o desenvolvimento psíquico alegado naqueles textos do que o contrário. Agora, uma possibilidade é o indivíduo enfrentar alguns problemas relacionados a um confuso trato financeiro de parceiros é algo plausível, o desenvolvimento de habilidades no campo a psicologia analítica e da medicina também. E, claro, não se descarte a potencial mediunidade dessas pessoas, mas que isso seja visto com um olhar menos tendencioso, pois se todos somos médiuns em algum grau (como afirmam alguns espíritas ou seguidores de doutrinas semelhantes), nem todos somos médiuns com tanta intensidade.

Urano na 12 também é outra posição comumente atribuída a tal manifestação. Isso também pode ser um indicador do desenvolvimento de tais capacidades. Encontramos Urano na 12 no mapa de muitas pessoas que ingressam em sociedades secretas, em grupos de afinidade que se manifestam nos bastidores dos conhecimentos legitimados socialmente e coisas do tipo.

Ambos os posicionamentos que você mencionou também podem estar no mapa de pessoas que tendem a encontrar-se em situações caóticas devido à dedicação a ideais, a fraternidades, a pessoas em condição de desvantagem... enfim, é muito relativo.

Pergunta: Cristina

Carlos, por favor, fale do yod. Quanto ele tem de cármico e de predestinação? Vou citar o exemplo que motivou a pergunta: mapa composto com sextil de netuno conjunto lua, na C.9, ambos em escorpião, com saturno em capricórnio na C.11, tendo venus em gêmeos, na C.4, como ponto focal - e no mesmo grau da lilith! Para complementar, júpiter está no meio do céu, em sagitário, e faz o tal do bumerangue. Sei que esses dados não são suficiente para uma avaliação mais rigorosa, mas gostaria de ter o seu parecer, inclusive sobre a figura em si. Obrigada e um abraço, Cristina

Responde: Carlos Hollanda

O Yod tem tanto de cármico quanto qualquer outra coisa no mapa, seja essa coisa um aspecto, uma casa, um signo ou um planeta. Encarar um fator do mapa como cármico ou seja lá como se achar que se deve encarar, depende muito do tipo de olhar que você aplica na leitura. Não é uma técnica específica ou um fator do mapa que define o que é cármico ou o que não é.

Francamente não acredito em predestinação, ao menos não no sentido de que TODAS as coisas estariam marcadas para acontecer de uma maneira única. Se há uma predestinação ela é tão somente o fato de que em determinadas partes de nossas vidas iremos nos deparar com fatores que no mapa astrológico individual são estimulados por trânsitos planetários ou progressões, por exemplo. E mesmo que um fator esteja enfático por trânsitos e progressões e que não haja um modo de fugir às manifestações de suas características (isso sim seria algo que poderíamos ter como “destino”) há que se conceber que existe uma faixa de opções dentro do contexto que o planeta representa. Se Júpiter é o planeta afetado num certo período da vida, podemos estar viajando para um local distante, mas NÃO é só isso. Para muitos, em vez de viagens, ocorre uma ampliação no aprendizado. Para outros, a orientação em termos jurídicos e, ainda, o acesso a uma grande biblioteca por alguns meses. Tudo isso é de teor jupiteriano e tanto pode ocorrer simultaneamente, como apenas uma dessas coisas pode estar operante, sem nenhuma possibilidade de outra opção da faixa de potenciais jupiterianos se fazer presente. Assim, o YOD (dois quincunces amarrados por um sextil) também não indica uma espécie de predestinação no sentido fixo da coisa, mas um potencial que chama a atenção para o planeta que está no cume dos dois quincunces e seus atributos. Não é improvável que os planetas em sextil, na outra ponta do Yod, indiquem algumas soluções para os potenciais destrutivos ou difíceis de lidar do planeta que recebe os dois quincunces.

Pergunta: Sacha

Olá! Ando, como uma boba impressionável, "vendo" sinais em vários acontecimentos. Parece que tem "algo no ar". Acontecem coisas horríveis tanto no micro quanto no macro. Ou seja, acontece para mim, amigos etc, quanto na cidade, no país e no mundo. Pode ser pessimismo, mas não vejo um futuro promissor para a espécie. Será que para passarmos por uma mudança de era, temos que passar por tantos processos variados de violência? Como violência, enquadro tanto o aumento de mediocridade intelectual, quanto o aumento de violência física a que somos submetidos de variadas formas. Sinto como se estivéssemos retrocedendo no incipiente processo de verniz social e respeito à vida. Não acho que estejamos fazendo " o parto" do novo homem nietzschiniano [ mesmo por que poderíamos ficar anos discutindo isso ;)] Buscamos o medíocre e o individualismo no coletivo e isso se reflete em nossas vidinhas particulares. Por acaso é por esse caminho que vai entrar a era de aquário? É a morte e o renascimento? Do quê? Sacha - 15/06/1956 - 12H00m - RJ/RJ

Responde: Carlos Hollanda

Sacha, processos variados de violência sempre, na história, foram muitos. E isso tem uma certa constância em todas as sociedades. No ano 1000, por exemplo, muitas pessoas ficaram sujeitas à crise milenarista, crendo que o mundo iria acabar e coisa e tal. Na Europa, na época da Peste Negra, muitos acreditavam que estavam diante do fim do mundo e a descrição geral da realidade era de uma desesperança muito acima da média. Em todos aqueles casos (e muitos outros que me poupei de mencionar) as pessoas não viam futuros promissores para a espécie. Essa sensação de “fim” ou de desesperança na continuidade ou melhoria das condições de vida não é prerrogativa de uma “mudança de Era”, até porque não estamos exatamente na mudança formal de era astrológica, como muitos afirmam, de Peixes para Aquário. Isso só ocorrerá daqui a alguns séculos. Quanto à violência intelectual (juntamente com a física), creio que você deve estar se referindo ao despejo de “lixo” propagandístico, aliado a intervenções e proibições ao livre fluxo de idéias, bem como preconceitos que obstruem a aceitação de saberes como a astrologia, por exemplo. Mas mesmo isto também sempre existiu. Sempre houve a questão da aceitação ou não de pontos de vista e de práticas sociais em função da lógica do poder e do privilégio. Isso é inerentemente humano. O que acontece é que hoje estamos começando a coletivizar, com a Internet e o acesso mais rápido e fácil aos meios de comunicação/reprodução do conhecimento, todos esses problemas. Um grande contingente de pessoas vem sendo conscientizado como nunca antes dessas coisas e, tal qual alguém que faz terapia se depara com conteúdos recalcados, de início tende-se a rejeitar aquelas facetas menos agradáveis até que se recorre ao processo de aceitação e posterior assimilação/cura. Se isso leva um certo tempo para um indivíduo, que dirá para as massas que só agora começaram a fazer essa gigantesca terapia de choque? E o pior é que não há um terapeuta conduzindo o processo. É por isso que há tanta procura por livros de auto-ajuda, por orientações acerca do comportamento e pelo entendimento histórico-cultural das raízes dos problemas que enfrentamos hoje.

Quanto ao “novo homem nietzschiniano”, talvez você esteja se referindo a um artigo que publiquei há algum tempo e que também foi tema de uma palestra minha no Simpósio de Astrologia do Sinarj, em 2003. Se bem me lembro, não mencionei que estaria havendo o advento de um ser humano perfeito, mas o processo de transformação que talvez venha a despertar a semente de algo mais complexo e elaborado dentro de nós. E todo processo de transformação, todo despertar psicológico (e, acrescento: social) é doloroso, como diria Jung. Doloroso e convulsivo em um bom número de casos. E estamos no início do processo. Fica difícil saber o que resultará dele, mas uma coisa é certa: muito dependerá do que fizermos AGORA individualmente.

Pergunta: Cesar Rutter

Como posso adquirir o mapa completo referente ao plantio atraves da lua?

Responde: Carlos Hollanda

Boa pergunta, Cesar, mas talvez isso seja mais fácil de conseguir em algum guia rural, pois não é preciso utilizar serviços astrológicos para tanto. Talvez em almanaques, como o do Pensamento, você consiga algo semelhante.

Pergunta: Luciana

O que faço para conquistar um taurino? Bruxinha - meu aniver é 29/06/76 a h. não lembro.

Responde: Carlos Hollanda

Luciana... na certa você não leu as outras Perguntas e Respostas... Faz o seguinte: dá uma olhadinha no artigo “Qual o Signo que Combina com o Meu?”. Lá você verá que não existe uma receita de bolo para conquistar uma pessoa, quanto mais para fazê-lo sabendo somente um único dado de seu mapa astrológico, no caso, o Sol em Touro que você mencionou.

Pergunta: Rossana Ribeiro

Eu sou de Virgem, dou certo com Áries?

Responde: Carlos Hollanda

Rossana, indico a você o mesmo artigo que indiquei à Luciana, logo acima. Vai lá: “Qual o Signo que Combina com o Meu?

Pergunta: Alan Neves

Olá, eu sempre observo a noite e as estrelas. As vezes eu percebo que algumas estão se movimentando, umas inclusive estavam paradas e começam a se movimentar. Gostaria de saber como e porque isso ocorre, e se realmente se trata de estrelas? Muito obrigado pela atençâo, tchau.

Responde: Carlos Hollanda

Caro Alan, se você imagina que vou responder que essas tais estrelas que se movem de repente são discos voadores, lamento decepcioná-lo: não tenho a menor idéia. Alguns satélites podem ser confundidos com “corpos celestes em movimento” ou, como não raro acontece, com OVNI’s (objetos voadores não identificados). Eles, os satélites, muitas vezes parecem estrelas, pois vistos daqui não passam de um pontinho luminoso no céu. Estes devem ser as tais “estrelas” que você vê se movimentando (embora não possa ter certeza do que você está falando). Já aquelas que estavam paradas e começam a se movimentar... essas aí... ih, rapaz, só me ocorre que podem ser vaga-lumes cósmicos querendo enganar a gente. Vai por mim, Muito do que pensamos ver no céu é ilusão de ótica. Não sou um cético total em ufologia, até creio em vida em outros planetas, mas tenho cá algumas reservas acerca da possibilidade de estarmos com tantos visitantes rondando a Terra. Prefiro esperar alguma comprovação.

Pergunta: Manolo

09 de julho de 1984, às 5h00m. Gostava de saber qual é o meu Ascendente

Responde: Carlos Hollanda

Olá, Manolo, o Ascendente para ser calculado corretamente precisa das coordenadas geográficas do local em que uma pessoa nasce. Em geral o astrólogo solicita o nome da cidade de nascimento para que ele mesmo localize essas coordenadas. Como você não me passou a sua, estou apenas colocando um Ascendente hipotético para o Rio de Janeiro, outro para Madri, na Espanha, e um terceiro para Tokio, no Japão, só para você ter uma idéia. Veja só:

- Se você nasceu no Rio de Janeiro, o Ascendente cai em 24 graus e 14 minutos de Gêmeos.
- Se você nasceu em Madri, Espanha, ele cai em 20 graus e 41 minutos de Gêmeos
- Se você nasceu em Tokio, Japão, ele cai em 21 graus e 36 minutos de Câncer

Repare a enorme diferença do Ascendente se você tivesse nascido no Japão! Em vez de Gêmeos ele é Câncer!

Pergunta: Carla

Gostaria de saber qual meu ascendente - nasci dia 14/05/1976 as 11:30hs em São Paulo - capital e o ascendente de Kleber Minchio Dinardo nascido em Ribeirão Preto dia 07/04/1975 as 00:30hs.

Responde: Carlos Hollanda

Carla, seu Ascendente é Leão, a 2 graus e 7 minutos, com o planeta Marte coladinho, em conjunção. O Ascendente de Kleber é Capricórnio, a 26 graus e 1 minuto.

PERGUNTAS QUE REQUEREM CONSULTA INDIVIDUAL REMUNERADA

“Por que minha pergunta não foi respondida?”

Se sua pergunta está incluída entre as que estão na listagem abaixo, procure ler alguns artigos deste site que esclarecem os vários motivos. Em seguida, procure observar as informações iniciais da seção Perguntas e Respostas dos meses anteriores, que dialogam com o leitor a respeito desse assunto. Os artigos encontram-se nos seguintes links:

* Dá uma olhadinha no meu mapa?

* Astrologia e Valor Subjetivo - Quanto Vale uma Consulta?

Pergunta: Poseidon

Caro Carlos Hollanda, Essa e' para a secao Perguntas e Respostas. O que vc pode dizer acerca da sexualidade de um homem c/ sol em peixes, ascendente em aries, venus em aries, marte em escorpiao (idem a netuno)e lua em libra?

Pergunta: maria lúcia fraga

Meu nome é maria lúcia fraga, nasci no dia 07/04/1963 às 6:00h no Rio de Janeiro e sou enfermeira e administradora de empresas . Gostaria de saber se o meu namoro com andrew drummond murray que nasceu às 11:45 h no dia 23/08/1957 no Rio de Janeiro dará certo.

Pergunta: andrew drummond murray

Gostaria de saber como será o ano de 2004 para mim , principalmente no aspecto profissional. Meu nome é andrew drummond murray e nasci no dia 23/08/1957 às 11:45 h no RJ.

Pergunta: Renata

16/09/1962 - Campinas, S.P. - 17:50 h - Por favor, poderia me dar uma dica objetiva de quando iria ter um relacionamento que resultasse em união ou casamento? Até agora nunca me casei e gostaria de saber se meu mapa revela essa situação de solteira por muito tempo. Grata.

Pergunta: Silan

Nasci em 01/11/1962 as 23:30 no Rio de Janeiro e sou bibliotecário desde 1985. Algumas vezes sinto-me perdido em relaçao a minha profissão, pois não me sinto completamente a vontade nela. Qual seria a melhor profissão para mim, ou a melhor vocação? Agradeço a atenção. Silan.

Pergunta: Gioconda

Gostaria de saber quais as possibilidades dentro de meu mapa astral, para a área vocacional. Nasci em Gramado no dia 10/02/1986 às 05:20. Muito Obrigada, Gi.

Pergunta: Sussu

Nasci no dia 14/09/1982, tenho um relacionamento com um rapaz que nasceu no dia 22/11/1969.Temos afinidades e possibilidades de mantermos um namoro. Ambos somos apaixonados, mas esta dificil namorarmos serio. Nasci em SP capital, sou estagiaria em direito, sei que nasci apos as 21hs, mas no momento nao sei precisar.

Pergunta: Krika sp

Gostaria de saber se eu combino com pessoa q amo sou do dia 09 de fev de 79 nasci as 05:55 da manha e ele nasceu no dia 04 de outubro de 80 as 09:00 da manha e oq posso esperar desse relacionamento brigado -Krika sp

Pergunta: Renata

Olá. É a segunda vez que escrevo. Gostaria de saber pq não engreno na vida emocional. Tenho 41 anos e ainda não me casei. Até já tive filho, mas não consegui me casar. E olha que não tenho Urano na 7a. casa e ele está muito longe do meu ascendente. Será que você pode dar uma olhadinha no meu mapa e ver o que está pegando? As vezes é uma questão de mudar poucas coisas... Renata - nascida em Campinas, S.P. em 16/09/62, às 17:50 h. (virgem com peixes, sol na 7a (!!!) e lua e touro). Abraço.

Pergunta: Indeciso

Olá, nasci em São Luís - MA em 02\12\1980 as 12:30 e gostaria de saber se tenho algum aspecto no mapa que indique tendência à música como atividade profissional ou ao mundo dos negócios. Tenho sentido indecisão entre estas duas áreas. Obrigado pela atenção.

Pergunta: Rejane Druck Magadan

Olá Carlos, Nasci em 31/07/1963 -Porto Alegre as 12:15 ( meio dia e quinze). Sou advogada, tenho um escritório de advocacia que durante muito tempo foi super bem sucedido, acontece que de uns tempos para cá as coisas ficaram dificeis, perdi clientes, funcionários e etc..Por outro lado acho que pretendo desistir da advocacia..Imagino que possuo outros talentos e que essa minha etapa ( ser advogada) já passou. A proposito, tenho sol na casa 10. Fiz meu mapa( trânsitos) este ano e continuo perdida...

Pergunta: DENISE BIAR

Bem, sou DENISE, nasci em 26/03/1989 ás 23:10 em Santo André, estou apaixionadíssima!! por um piscano que infelizmente não me quer.Sei que a culpa desse não querer é minha, mas gostaria de saber o que posso fazer pra reverter essa situação pois sempre que me apaixiono de verdade por alguém, eu não o tenho! Gostaria de ter alguma noção sobre futuro.... será que ele volta pra mim??

OBSERVAÇÃO: as perguntas acima são um exemplo do que não temos condições de responder aqui em público e sem uma consulta formal. Caso você tenha um questionamento semelhante, o ideal é procurar seu astrólogo ou então vá na seção de serviços daqui de Astro-Síntese e informe-se quanto às formas de consulta, valores etc., pelo e-mail ou pelo telefone ali disponível.

Um abraço a todos,
Carlos Hollanda

Volta para perguntas
Volta para o topo